quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Plenária: Inovação em processos e produtos sustentáveis

Você já parou para pensar o quão importante é a energia para a humanidade? Imagine os seus gastos energéticos diários: Chuveiro elétrico, transporte, computadores, eletrodomésticos... Agora pense no consumo mundial diário. Energia é um dos temas principais do Sustentável 2009 e foi abordado de diversas formas até agora pelos palestrantes.
A plenária Inovação em processos e produtos sustentáveis começou com David Hone, consultor em mudanças climáticas da Shell, palestrando sobre o consumo de energia no mundo. Seu foco foi no âmbito da utilização de energia de fontes não renováveis e suas possíveis soluções. Dentre as resoluções propostas estão: a substituição de usinas de carvão mineral e da utilização de petróleo por usinas hidroelétricas, solar, eólicas, biocombustíveis; o insentivo empresarial para desenvolver áreas de captura de carbono, dentre outras medidas.
Após a apresentação de David, que logo estará no youtube dividido em cinco partes, Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente SP, palestrou sobre as medidas que a prefeitura de uma das maiores cidades do mundo: criação de parques e de áreas verdes em toda a cidade, aterros sanitários desenvolvidos conscientemente, medidas como as campanhas de expansão do metro e cptm (trens).

Nenhum comentário:

Postar um comentário