terça-feira, 4 de agosto de 2009

1a. Plenária: Inovação para mudanças globais: perspectivas e desafios

Inovação para mudanças globais: perspectivas e desafios


O início da primeira plenária tocou na idéia de "Green economy" para substituir e complementar as práticas econômicas atuais. Pensar a longo prazo é a melhor medida a ser aplicada e a economia verde é fundada em novos paradigmas que presam a utilização mais consciente recursos naturais. Para ser aplicada deve ter apoio de: governo, empresas, ongs, sociedade...
O "Green Economy" tem como seus atos o de:
-Investir em energias alternativas e tentar substituir o uso do petróleo e do carvão natural por outras fontes de energia menos poluentes.
-Diminuir o desperdício de alimentos no mundo.
-Melhorar a qualidade da aguá, preservando-a, não desperdiçando-a e tratando as fontes poluídas.

Alguns dados que precisamos tomar nota sobre energia:
80% da energia utilizada hoje provêem de combustíveis fósseis
-Problemas: Exaustão das reservas
Segurança de abastecimento ( áreas petrolíferas em regiões de conflito, dificuldade de extração, riscos de acidentes, dentre outros)
Impactos ambientais

-Solução: Utilizar a energia de maneira mais eficiente
Estimular a utilização de energias mais "limpas" nos países do mundo inteiro, principalmente nos "em desenvolvimento" como a gigante China que utiliza massivamente o carvão mineral como principal fonte energética.

Uma das grandes vantagens da energia renovável é a de empregar muito mais indivíduos se comparado com outros tipos de produção energética.

Para finalizar a primeira plenária, Samyra Crespo palestrou de maneira otimista e esperançosa sobre o futuro do Brasil. Falou sobre o modo em que o Ministério do Meio Ambiente trasforma as inovações da sociedade em ações públicas para o desenvolvimento do país.

Segue um vídeo das práticas da Petrobras de sustentabilidade pela Beatriz Espinosa:
parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário