domingo, 2 de agosto de 2009

Desenvolvimento sustentável deve começar desde cedo

Nós aqui do blog acreditamos que transmitir noções de sustentabilidade para crianças gerará cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, multiplicando sustentabilidade.

Aqui apresentamos um depoimento da Professora de Educação Infantil Vera Lúcia Caprecci Biagioni sobre o ensino e a conscientização de seus alunos na cidade de Campos do Jordão sobre sustentabilidade :

“(Trabalhar)

O lema da Educação Infantil é “Aprender Brincando” em Campos do Jordão. Através de trabalhos lúdicos passamos as diferentes noções de interdisciplinaridade estimulando habilidades e competências nas crianças.

O trabalho com referenciais curriculares na Educação Infantil propõe um planejamento das áreas de conhecimento seguidos dos conteúdos e objetivos a serem atingidos no decorrer do ano, tendo como meta conhecimentos diversificados aprimorando as habilidades dos mesmos.

Todas as matérias estão interligadas, damos muita ênfase a conscientização das crianças com relação à sustentabilidade, isto ocorre porque moramos em uma estância turística considerada área de preservação ambiental fazendo parte “Bacia do Prata”. Pertencer a este movimento de Preservação e Sustentabilidade faz com que trabalhemos cada vez mais com as crianças pequenas acreditando no seu potencial.

O trabalho envolve projetos como o da Creche São Francisco de Assis, da professora Vera Lúcia Caprecci Biagioni de alunos com idade de quatro anos.

Esse projeto envolver a curiosidade e a investigação tendo como resultados obtidos a vontade de pesquisar mais.

Na Educação Infantil se trabalha todos os aspectos do conhecimento da criança, procurando desenvolver harmonicamente os aspectos cognitivos, social afetivos, atitudinais, ambientais.

Acreditamos que quanto mais nova a criança está aberta a aquisição de novos conhecimentos, segundo Gardner em seu livro “Inteligências múltiplas; a teoria na prática”, melhor potencializa hábitos e atitudes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário