sábado, 8 de agosto de 2009

Cobertura do último dia - parte 1

Diálogo: Um mundo em colapso ou uma oportunidade de mudança

Bom, esse diálogo aconteceu no Tuca Arena e quando eu vi o título dele, quase desisti de assisti-lo. Ainda bem que não desisti, pois foi um dos mais importantes do evento. Sua temática foi mais abrangente que as outras plenárias e seu foco não foi voltado exclusivamente para o business world. Um dos primeiros detalhes que percebi nesse diálogo foi na plateia. Diferentemente das outras plenárias, a maioria das pessoas estavam vestidas informalmente. Cadê os executivos e os empresários engravatados? Acredito que eles ou estavam nos workshops, ou realmente não se interessaram pelo diálogo infelizmente.
Os nossos posts anteriores tocaram no assunto de energia inúmeras vezes, porém nesse diálogo se falou sobre ética e responsabilidade.
A sustentabilidade agrega valor intangível às empresas. Mas quantas empresas realmente a aplicam e não somente a divulgam? A resposta todos nós sabemos: são poucas. E talvez essa plateia demonstre bem isso pois no diálogo que debateu ética e atitudes, praticamente nenhum executivo compareceu.
Consegui grava trechos do diálogo que estavam presentes: Marina Silva, senadora e ex-ministra do meio ambiente; Marcos Bicudo, presidente da Philips Brasil e chairman do CEBEDS; e Ladislau Dowbor, professor titular da PUC.
Uma das falas da senadora Marina Silva que mais me chamou atenção foi: "Aquilo que é problema de todos não é problema de ninguém." Se nós começarmos a refletir a partir de tal fala chegaremos à uma verdade: o egoísmo do homem e sua ambição fazem com que os problemas públicos sempre fiquem atrás dos interesses particulares. O homem realmente só se deu conta dos problemas atuais relacionados à falta de desenvolvimento sustentável quando a crise financeira chegou à sua porta e tocou nos seu interesse mais relevante, o bolso.
Para finalizar, fecho essse post com uma última mensagem: A ética deve ser a base do conceito de desenvolvimento sustentável pois ela é o principal pilar para uma construção decente do conceito de sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário